Um Redemoinho Cósmico em Tucano

A bela galáxia espiral NGC 506 foi descoberta em 1834 por John Herschel e está aqui fotografada em grande detalhe pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.

Localizada a 65 milhões de anos-luz de distância, na constelação do céu do sul Tucana, o Tucano, a NGC 406 tem aproximadamente 60000 anos-luz de comprimento, metade do diâmetro da nossa galáxia, a Via Láctea. Essa é uma galáxia espiral similar a bem conhecida galáxia Whirlpool (o objeto Messier 51). Em telescópios amadores de tamanho moderado, a NGC 406 aparece como uma bolha difusa, como milhares de outros objetos no céu, e nenhum dos espetaculares detalhes mostrados pelo Hubble podem ser visíveis.

Nessa imagem a galáxia exibe braços espirais que são na sua maioria povoados por estrelas jovens, massivas e azuladas  e cruzados por linhas de poeira. Como é normalmente observado nesse tipo de galáxia espiral, o bulbo central é amarelado dominado por uma população estelar mais velha e menos proeminente do que a quase totalidade da estrutura do disco.

A imagem de fundo também mostra um significante número de galáxias mais distantes no plano de fundo. Algumas delas são visíveis como pontos avermelhados difusos através dos braços espirais azulados da galáxia em primeiro plano.

Essa imagem foi criada a partir de imagens feitas com os filtros do infravermelho próximo (F814W) e azul (F435W), mostrados em vermelho e azul respectivamente, usando o Wide Field Channel da Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble. Os tempos de exposição foram de vinte minutos por filtro e o campo de visão é de 2.7 por 1.6 minutos de arco.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1025a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.