fbpx

Um Mundo Completamente Novo Para o Rover Curiosity

A imagem acima que tem as cores realçadas, foi feita pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) que viaja ao redor de Marte a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter e mostra o terreno ao redor do local de pouso do rover Curiosity em Marte, enquanto a sonda MRO passava sobre esse ponto, na Cratera Gale. As cores foram realçadas com o objetivo de mostrar as sutis diferenças, mostrando que a região de pouso do Curiosity não é tão colorida como a região ao sul do local de pouso, mas perto do Mount Sharp, local que em breve será explorado pelo rover. Na realidade as cores azuladas são mais acinzentadas.

O rover propriamente dito é visto como um objeto circular, com um padrão gerado pelos foguetes do estágio de descida vistos em cores mais azuladas.

Os campos escuros de dunas localizados entre o rover o Mount Sharp podem ser visto na porção inferior da imagem. O Mount Sharp não aparece na imagem, mas está localizado além da parte inferior da imagem. O rover está a aproximadamente 300 metros da parte mais inferior da imagem.

Essa imagem foi adquirida seis dias depois do Curiosity ter pousado, com um ângulo aproximado de 30 graus com relação ao ângulo reto da vertical, com a câmera apontada para oeste. Outra imagem observando o rover mais diretamente de cima será adquirida em cinco dias para compor com a imagem aqui apresentada um par estereográfico.

A escala da imagem acima é de aproximadamente 62 centímetros por pixel.

A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE da sonda, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena na Califórnia administra o Mars Reconnaissance Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A empresa Lockheed Martin Space Systmes em Denver, no Colorado construiu a sonda.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4454

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .