fbpx

UM GRANDE MISTÉRIO DE MARTE ACABA DE SER RESOLVIDO

📎 DIVÃ DA CIÊNCIA COM SÉRGIO SACANI E PEDRO PALLOTTA 11 DE OUTUBRO | 18:00 | TEATRO GAZETA - SP INGRESSOS: https://bileto.sympla.com.br/event/103209 📎 SPACE TODAY STORE: https://www.spacetodaystore.com.br 📎 CEL INFOR https://www.celinfor.com.br https://www.instagram.com/celinfor 📎 MASTER CIDADANIA: SITE: https://mastercidadania.com.br INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/ Pesquisadores…

📎 DIVÃ DA CIÊNCIA COM SÉRGIO SACANI E PEDRO PALLOTTA
11 DE OUTUBRO | 18:00 | TEATRO GAZETA – SP
INGRESSOS: https://bileto.sympla.com.br/event/103209

📎 SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com.br

📎 CEL INFOR
https://www.celinfor.com.br
https://www.instagram.com/celinfor

📎 MASTER CIDADANIA:
SITE: https://mastercidadania.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/

Pesquisadores determinaram que Marte compartilha uma semelhança estrutural com o interior da Terra. Dados coletados pela missão InSight da NASA indicam que, abaixo de sua superfície, o planeta vermelho contém um núcleo interno sólido envolto por um núcleo externo líquido, um resultado que ajuda a resolver uma questão que intriga os cientistas há décadas.

Publicado na Nature , o estudo traz implicações importantes para o desenvolvimento de Marte ao longo do tempo. Bilhões de anos atrás, o planeta provavelmente abrigava uma atmosfera mais densa, capaz de sustentar água corrente em sua superfície.

Essa atmosfera pode ter sido preservada por um escudo magnético semelhante ao da Terra. Hoje, porém, Marte não possui mais essa proteção. Muitos pesquisadores suspeitam que o desaparecimento desse campo magnético permitiu que a atmosfera escapasse gradualmente para o espaço, transformando Marte no planeta frio e árido que observamos hoje.

O núcleo da Terra como comparação
Na Terra, o núcleo consiste em um centro sólido envolto em uma camada externa líquida. O movimento dentro dessa região líquida gera um dínamo que produz o campo magnético do planeta. Esse campo magnético serve como um escudo, desviando partículas solares carregadas que, de outra forma, erodiriam a atmosfera, mantendo assim a habitabilidade da Terra a longo prazo.

Pistas encontradas na crosta magnetizada de Marte sugerem que o planeta também teve um campo magnético, talvez impulsionado por uma estrutura interna semelhante. Os cientistas acreditam, no entanto, que o núcleo de Marte eventualmente esfriou e perdeu seu movimento, encerrando esse sistema de proteção.

A paisagem marciana também contém evidências impressionantes de que a água líquida fluía livremente, apontando para um clima mais favorável no passado distante. Essas evidências incluem leitos de lagos secos contendo minerais formados pela água e vastas redes de vales escavados por rios e córregos. No entanto, hoje, Marte tem apenas uma atmosfera rarefeita, e a quantidade de água necessária para sustentar tais características não existe mais.

APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1

MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves

PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_

EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez

FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo