fbpx

Um CubeSat Movido A Água Controla Outro CubeSat Na Órbita Baixa da Terra

No dia 21 de Junho de 2019, a NASA demonstrou a primeira manobra coordenada entre dois CubeSats na órbita baixa da Terra, como parte da missão Optical Communications and Sensor Demonstration da agência.

As duas naves gêmeas, cada com o tamanho aproximado de uma caixa de sapato, estavam orbitando a Terra separadas por uma distância de quase 9 quilômetros quando elas estabeleceram comunicação na frequência de ondas de rádio, conversando uma com a outra. Uma das sondas enviou o comando, a outra recebeu, acionou seus motores e estabeleceu a comunicação. O tanque de combustível das duas sondas estava cheio de água. Durante essa manobra, a água foi convertida em vapor pelo motor para poder impulsionar a nave.

“Demonstrações como essa ajudarão no avanço das tecnologias que irão permitir o uso maior e mais extenso de pequenas naves na órbita baixa da Terra e além dessa órbita”, disse Roger Hunter, gerente do programa Small Spacecraft Technology.

A demonstração foi desenhada com uma série de salvaguardas para garantir que somente as manobra pré-planejada e autorizada pudesse acontecer. Embora tenha sido coreografada por operadores humanos no solo, a demonstração mostra que é possível realizar uma série de manobras usando propulsão com um processamento a bordo das sondas e que podem ser executadas por um grupo de pequenas sondas.

“A equipe OCSD está muito satisfeita em poder continuar a demonstração de novas capacidades técnicas como parte de sua missão estendida de mais de 1.5 ano depois da entrega dessa primeira fase”, disse Darren Rowen, diretor da Small Satellite Department na The Aerospace Corporation. “É animador pensar sobre as possibilidades com respeito ao espaço profundo, uma exploração feita por um agrupamento de pequenas naves organizadas de forma autônoma”.

Três naves OCSD foram desenvolvidas e estão sendo operadas para a NASA pela The Aerospace Corporation. A primeira nave da OCSD foi uma missão de redução de risco que foi lançada em 2015 para calibrar e refinar as ferramentas que iriam apoiar os voos atuais das naves OCSD-B e OCSD-C. A OCSD é financiada pelo programa Small Spacecraft Technology da NASA dentro do Space Technology Mission Directorate da agência. O programa Small Spacecraft Technology da NASA é gerenciado pelo Ames Research Center no Vale do Silício na Califórnia.

Para mais informações sobre a tecnologia espacial da NASA, visite:

https://www.nasa.gov/directorates/spacetech/home/index.html

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/ames/cubesats-dance-one-water-powered-nasa-spacecraft-commands-another-in-orbit

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .