Quando nós olhamos no cosmos distante, a grande maioria de objetos que observamos são galáxias: imensas aglomerações de estrelas, planetas, gás, poeira e matéria escura, apresentadas para nós dos mais variados tipos e formas. Essa imagem do Hubble registra algumas delas, mas a galáxia catalogada como 2MASX J05210136-2521450 se destaca devido a sua interessante forma.
Esse objeto é uma galáxia ultraluminosa no infravermelho que emite tremenda quantidade de luz nos comprimentos de onda do infravermelho. Os cientistas conectam isso com a intensa atividade de formação de estrelas, disparada pela colisão entre duas galáxias em interação.
O processo de fusão deixou seus sinais: a 2MASX J05210136-2521450 apresenta um único núcleo brilhante e uma espetacular estrutura externa que consiste da extensão de braços internos para um lado, com uma cauda de maré na direção oposta, formada de material arrancado das galáxias em fusão pelo processo de forças gravitacionais.
A imagem acima na verdade é uma combinação de exposições feitas com a Advanced Camera for Surveys do Hubble, usando a luz visível e a luz infravermelha. Uma versão dessa imagem foi submetida à competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Luca Limatola.
Fonte:
http://www.spacetelescope.org/images/potw1318a/
Comente!