ULA Programa Para 26 de Setembro de 2020 A Próxima Tentativa de Lançamento do Delta 4 Heavy Com o NROL-44

A United Launch Alliance, a ULA, disse que está programando para o dia 26 de setembro de 2020, a próxima tentativa de lançamento do satélite espião do governo norte-americano a bordo do foguete Delta 4 Heavy, depois que o lançamento foi abortado no dia 29 de agosto de 2020, 3 segundos antes do foguete liberar a torre em Cabo Canaveral.

Um computador abortou de forma automática o lançamento do dia 29 de agosto de 2020, depois que um dos 3 motores principais Aerojet Rocketdyne RS-86A já havia sido ligado. A ULA disse que a equipe de lançamento determinou que um componente de regulação interna em um sistema de terra, falhou e foi a causa do processo de cancelamento do lançamento.

Três reguladores de taxa de fluxo são usados no sistema de alta pressão de gás hélio que gira as turbinas nos três motores RS-68A do Delta 4 Heavy. O motor iniciou de forma normal, mas um regulador para o motor central não abril.

O foguete Delta 4 Heavy é feito de 3 boosters, cada um deles possui um motor RS-68A. Os motores são programados para entrar em ignição de forma sequencial nos últimos segundos antes do lançamento começando com o motor de estibordo, seguindo para o motor central e depois para o motor de bombordo.

Tory Bruno, presidente e CEO da ULA disse que a causa do problema com o regulador foi o rompimento do diafragma. Esse rompimento aconteceu provavelmente por fadiga do material.

A ULA disse que está trocando e testando todos os três reguladores de pressão associados com cada um dos três motores RS-68A. Os reguladores são parte da infraestrutura de solo na plataforma de lançamento 37B do Delta 4 em Cabo Canaveral.

O período de lançamento em 26 de setembro de 2020, abre à 1:01 e vai até às 2:35 no horário de Brasília. O Delta 4 Heavy irá levar uma carga secreta para órbita para o National Reconnaissance Office, que cuida da frota de satélites do governo norte-americano.

A missão é designada como NROL-44 e o NRO não divulgou detalhes sobre a proposta da carga e nem sobre o design da mesma.

Mas informações públicas sobre a trajetória do foguete sugerem que o Delta 4 Heavy irá liberar a sua carga próximo de uma órbita geossíncrona a 36000 km. O NRO opera com satélites na órbita geossíncrona para interceptar dados, voz e outros tipos de comunicação dos adversários dos EUA.

O Delta IV Heavy com seus 71.6 metros de altura é o foguete mais poderoso da frota da ULA, e o maior veículo de lançamento atualmente no mundo. O Falcon Heavy feito pela rival da ULA, a SpaceX é um pouco menor que o Delta IV Heavy, mas pode levar cargas mais pesadas para a órbita da Terra.

A ULA irá aposentar a família de foguetes Delta 4 depois de mais cinco lançamento. A próxima geração de foguetes da empresa, o foguete Vulcan Centaur, está programado para realizar o seu primeiro voo na segunda metade de 2021, e irá substituir os veículos Delta 4 e Delta 5 atuais.

Depois do lançamento de 26 de setembro de 2020, o próximo lançamento do Delta 4 Heavy da ULA está programado para dezembro direto da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia. Tory Bruno disse que a ULA está revisando a manutenção e os procedimentos de teste nas plataformas do Delta 4 em Cabo Canaveral e em Vandenberg para garantir que as instalações estejam prontas para suportar os lançamentos restantes do Delta 4.

Está sendo conduzida uma revisão bem detalhada de todos os processos de manutenção e teste de pré-lançamento nas plataformas do Delta e serão feitas todas as melhorias indicadas.

O último lançamento do Delta 4 Heavy está programado para acontecer em 2023.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2020/09/17/ula-targeting-sept-26-for-next-delta-4-heavy-launch-attempt/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.