fbpx
26 de novembro de 2024

TUDO SOBRE A TEMPESTADE DE METEOROS TAU HERCULÍDEAS!!!

LINK PARA A LIVE DA TRANSMISSÃO DA TEMPESTADE DE METEOROS!!! https://www.youtube.com/watch?v=8x0nKVgSzhM Eu não costumo falar de chuva de meteoros por aqui e nem fazer lives sobre elas, mas dessa vez terei que fazer uma aposta. Chuvas de meteoros são normalmente…

LINK PARA A LIVE DA TRANSMISSÃO DA TEMPESTADE DE METEOROS!!!

https://www.youtube.com/watch?v=8x0nKVgSzhM

Eu não costumo falar de chuva de meteoros por aqui e nem fazer lives sobre elas, mas dessa vez terei que fazer uma aposta.

Chuvas de meteoros são normalmente complicadas de serem observadas, precisam de um céu muito limpo, muito escuro e isso só é possível bem longe de qualquer luz de cidade.

Mas esse ano, mais precisamente na madrugada de segunda, dia 30 de maio de 2022 para terça dia 31 de maio de 2022, a promessa é que teremos não uma chuva de meteoros, mas sim uma verdadeira tempestade!!

Chuvas e meteoros ocorrem quando a Terra passa durante a sua órbita ao redor do Sol, pelos detritos deixados na nossa vizinhança pela passagem de cometas e de grandes asteroides.

Por isso a cada ano, as chuvas de meteoros se repetem na mesma época e dependendo onde o radiante se localiza, ou seja, dependendo da constelação, a chuva recebe um nome, Orionidas, Perseidas e por aí vai.

Muito bem, e o que vai acontecer nessa semana?

Para isso, temos que contar uma história antes.

Lá na década de 1920, dois astrônomos, o Arnold Schwassmann e o Arno Arthur Wachmann, do Observatório de Hamburgo, tinham descoberto dois cometas, o SW1 em 1927 e o SW2 em 1929.

Então, em 2 de maio de 1930 quando eles estavam pesquisando por asteroides em chapas fotográficas eles descobriram o SW3.

Embora tenha sido descoberto em 1930, e devido ao fato de ser muito apagado, o cometa que tem um perído de 5.4 anos e que passa a cerca de 9.2 milhões de quilôemtros do Sol, só foi observado em 1979.

Além do cometa ser apagado, os astrônomos estavam se baseando num cálculo errado e estavam sempre olhando para a região errada do céu.

Depois de corrigir os cálculos, a partir de 1979 os astrrônomos sempre conseguiram detectar o cometa SW3.

Tudo estava indo bem, até que em 1995, quando os astrônomos estavam estudando o cometa, eles notaram que o seu brilho aumentou num fator de 600, de modo que ele até poderia ser visto a olho nu.

Na verdade o que aconteceu com o cometa foi uma explosão, e essa explosão dividiu o núcleo do cometa em vários pedaços, a princípio 4 partes, com duas delas se desintegrando e duas delas permanecendo e orbitando o Sol.

Então, na passagem de 2006, os astrônomos notaram mais coisas interessantes com esse cometa, ele tinha se dividido em 68 pedaços e além disso ele continuava se dividindo.

Em 2011 não foi possível estudar o cometa que ficou muito tempo atrás do Sol.

Na passagem de 2017 os astrônomos conseguiram observar o principal componente do cometa juntamente com um novo fragmento.

Esse cometa dá origem à chuva de meteoros conhecida como Tau Herculídeas e o que se espera dessa chuva em 2022, não é apenas uma chuva com poucos meteoros por hora, mas sim uma verdadeira tempestade com milhares, e até mesmo dezenas de milhares de meteoros por hora.

O que acontece é que nesse ano, podemos ter as condições para uma tempestade perfeita.

A fragmentação do cometa, o espalhamento dos detritos e dos pedaços do cometa que sofreu toda essa ruptura e a velocidade com a qual os fragmentos viajam para ficar na órbita da Terra e assim ser atravessado pelo nosso planeta.

Tudo isso que eu falei é a teoria e é o que os astrônomos estão esperando para a madrugada do dia 30 para o dia 31 de maio de 2022.

Mas vamos para a parte prática.

Uma coisa é boa nisso tudo, a Lua estará na sua fase nova então, o céu estará escuro.

O radiante da chuva fica acima do horizonte para todo o continente americano, aqui na América do Sul, as regiões do norte e nordeste brasileiro são privilegiadas, com o radiante mais alto no céu.

Pelos cálculos que foram feitos o pico da chuva Tau Herculídeas acontece às 02:04 da manhã, na hora de Brasília para os moradores do Brasil, na madrugada do dia 31 de maio de 2022, ou seja, na madrugada entre segunda e terça-feira.

Para observar procure um local longe da luz das cidades, com total segurança sempre, você não precisa estar olhando diretamente para o radiante, que estará na constelação de Hercules, na parte noroeste do céu, não precisa de telescópio e nenhum instrumento para ver a chuva de meteoros, e vamos torcer para que seja realmente uma tempesteade de meteoros.

Eu estou entrando no hype e vou fazer uma live a partir da 1 da madrugada do dia 31 de maio de 2022, a live já está criada e o link está na descrição, e vamos ver se conseguimos ver algo.

Chuva de meteoros é sempre algo imprevisível, mas podemos estar diante de um grande espetáculo caso tudo ocorra como o esperado.

Fontes:

https://earthsky.org/astronomy-essentials/tau-herculid-meteors-may-intense-shower/

https://www.space.com/meteor-storm-tau-herculids-shower-webcast

https://www.virtualtelescope.eu/webtv/

https://www.space.com/potential-meteor-shower-may-30-31-2022

#METEORSTORM #TAUHERCULID #SW3COMET

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo