fbpx
26 de novembro de 2024

TUBOS DE LAVA EM MARTE E NA LUA PODEM ABRIGAR ASTRONAUTAS | SPACE TODAY TV EP2289

VISITE A SPACE TODAY STORE:

https://spacetodaystore.com

INSCREVA-SE NO CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:

https://academyspace.com.br

Explorar com astronautas, e até mesmo colonizar locais como a Lua e como Marte apresentam grandes desafios para o ser humano.

Entre eles, podemos citar rapidamente, a radiação intensa, o impacto de objetos, e a grande variação ou até mesmo às temperaturas muito extremas.

Tudo isso, dificulta muito a permanência humana em outros objetos.

Mas esses objetos podem apresentar uma solução natural para a nossa exploração.

Os chamados tubos de lava.

Os tubos de lava são cavernas existentes na subsuperfície que foram criadas pelo fluxo de lava no passado, que depois da lava ter secado criaram esses tubos.

Uma ideia, seria viver nesses tubos, pois teríamos uma proteção natural contra a radiação, contra o impacto de bólidos e também contra a temperatura extrema.

Porém, desde o início que se cogitou isso, a grande questão sempre foi, será que esses tubos seriam grandes o suficiente para o ser humano viver ali dentro.

Na Terra, nós conhecemos alguns tubos de lava, principalmente nas Ilhas Canárias, na Austrália e na Islândia, tubos que possuem cerca de 30 metros de diâmetro.

Agora, um novo trabalho se dedicou a analisar da melhor maneira possível os tubos de lava em Marte e na Lua e descobriu algo bem interessante.

Essas cavernas poderiam ter até 1 km de diâmetro nesses objetos, o que seria excelente para o ser humano viver.

Os tubos de lava na Lua podem ser tão grandes, que seria possível ter uma cidade dentro dessas cavernas.

E além de proteger os futuros exploradores desses objetos, esses tubos dariam acesso à subsuperfície de Marte e da Lua.

Isso faria com que pudéssemos ficar mais próximos de possível reservatórios de água, além de dar uma grande oportunidade de explorar até mesmo a existência de vida.

A ideia seria entrar nesses tubos de lava e lá dentro construir os habitats, que poderiam até mesmo ser habitats infláveis.

Esses tubos possuem acesso pela superfície o que facilitaria tudo isso.

Muitos astronautas atualmente já estão até mesmo sendo treinados em exploração de cavernas e em geologia planetária, os programas CAVES e PANGEA da ESA são exemplos disso.

Os pequenos helicópteros, como o Ingenuity, também será uma importante ferramenta para conhecer melhor esses locais, pois eles poderão entrar antes, verificar todos os riscos e problemas para que posteriormente os astronautas possam se estabelecer ali.

Por isso, é muito importante que o teste com o Ingenuity dê certo.

Para vocês terem uma ideia da exploração de tubos de lava podem assistir o episódio 3 da série Mars, onde depois de muito perrengue, os astronautas descobrem que a única salvação é se abrigar em um tubo desses, e descem para iniciar a exploração, e descobrem que dá para viver ali e até encontam gelo.

Será que algum dia, a vida irá imitar a arte?

#LAVATUBES #MARS #MOON #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo