Tripulação Da Estação Espacial Internacional Observa e Registra As Nuvens Mesosféricas Polares ou Nuvens Noturnas Brilhantes

Tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul da Terra, as chamadas nuvens mesosféricas polares atingem o pico de sua visibilidade durante o final da primavera e começo do verão respectivamente. Visíveis de um avião em voo, da Estação Espacial Internacional e da terra durante o crepúsculo, as nuvens normalmente aparecem como delicados lencóis contra o fundo escuro do espaço e daí vem o nome dado a elas, nuvens brilhantes noturnas ou noctilucent.

No dia 13 de Junho de 2012, quando essa imagem foi feita da estação especial enquanto ela passava pelo Platô Tibetano, as nuvens mesosféricas polares também foram visíveis de um avião sobrevoando o Canadá. Em adição à imagem acima, a tripulação da ISS fez um video do tipo time-lapse com a sequência que mostra as nuvens mesosféricas polares alguns dias antes, em 5 de Junho de 2012, enquanto a ISS passava sobre o oeste da Ásia. Essa é a primeira vez que imagens desse fenômeno são feitas da órbita da Terra.

As nuvens mesosféricas polares se formam entre 76 e 85 quilômetros acima da superfície da Terra quando existe vapor d’água suficiente nessas altitudes para congelar os cristais de gelo. As nuvens são iluminadas pelo Sol quando ele está logo abaixo do horizonte visível. Em adição às nuvens mesosféricas polares que aparecem cruzando a parte central da imagem, camadas inferiores da atmosfera também aparecem iluminadas. A camada mais baixa da atmosfera visível na imagem, a estratosfera, é indicada por uma tonalidade vermelha e laranja apagadas perto do horizonte.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2292.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.