Tétis, como muitas luas do Sistema Solar, mantem sempre a mesma face apontada na direção do planeta que ela orbita. A face voltada para o lado oposto de Saturno da lua Tétis, é vista na imagem acima, totalmente iluminada pela luz do Sol. No lado direito da imagem da lua é possível ver a enorme cratera Odysseus.
A Cratera Odysseus tem 450 quilômetros de diâmetro, enquanto que a lua Tétis tem 1062 quilômetros de diâmetro.
A imagem acima foi feita com a câmera da sonda Cassini apontada na direção do lado anti-Saturno de Tétis. O norte em Tétis está para cima e rotacionado de 33 graus para a direita. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 15 de Junho de 2013.
A imagem acima foi adquirida a uma distância de aproximadamente 809000 quilômetros de Tétis e a escala da imagem é de 5 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington, D.C. O módulo orbital Cassini e duas de suas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento está baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visitem, http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov . O site da equipe de imageamento da Cassini é o http://ciclops.org .
Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia18275/#.U9Z52VboboA