Terreno em Mercúrio Deixa de Ser “Estranho” Com Novas Imagens Detalhadas da Sonda MESSENGER

A grande área suave no parte superior esquerda da imagem é o interior da cratera Petarch em Mercúrio. O terreno mais rugoso ao redor da Petrarch tem uma invulgar textura de colinas e lineamentos que os membros da sonda Mariner 10 chamaram de “terreno estranho”, quando a observaram pela primeira vez. Essa área pode ter sido modificada por ondas sísmicas convergentes e/ou pela ejeção de material resultante da formação da Bacia Caloris, que está localizada no lado oposto do planeta. Em Abril de 2011, a sonda MESSENGER observou essa área sob diferentes condições de iluminação daquelas que foram observadas pela própria MESSENGER e pela Mariner 10, imagem abaixo.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=475

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.