fbpx

TERREMOTO NO BRASIL: A TERRA TREMEU EM SÃO PAULO

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br Hoje de manhã (às 08:22:05 Hora Local) ocorreu um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter. O epicentro está entre as…

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br

Hoje de manhã (às 08:22:05 Hora Local) ocorreu um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter. O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4.0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais.

Tremores de terra desta magnitude não são raros no Brasil. Em média, duas vezes por ano ocorrem magnitudes acima de 4 em algum lugar do Brasil. O litoral sul do estado de São Paulo é uma zona relativamente ativa, comparada a outras regiões do estado. Em Julho de 1946 ocorreu um tremor em Cananéia com magnitude 4.6 na escala Richter.

Não se sabe ainda por que esta região do estado de São Paulo tem relativamente maior atividade sísmica do que outras. Mas, uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior.

Magnitude 4 não chega a causar preocupação. Efeitos na região epicentral (felizmente pouco habitada) podem incluir pequenas trincas em reboco, queda de telha e outros objetos instáveis, e pequenos danos em casas de baixa qualidade. Os relatos recebidos pela USP não indicam nenhum efeito mais grave.

#EARTHQUAKE #BRAZIL #SAOPAULO

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo