O rover Curiosity da NASA percorreu 41 metros na última terça-feira, dia 9 de Julho de 2013, no terceiro drive de sua jornada de muitos meses desde a área chamada de Glenelg até o Monte Sharp.
Na última semana, a missão terminou as investigações dos alvos científicos na área de Glenelg, a aproximadamente 500 metros de onde o Curiosity pousou. O próximo grande destino do Curiosity são as camadas inferiores do Monte Sharp a aproximadamente 8 quilômetros de distância a sudoeste de Glenelg. O drive de 9 de Julho de 2013 fez o odômetro parcial do Curiosity marcar 99 metros desde que completou as investigações de Glenelg, e o odômetro total marcar 0.95 quilômetros desde que o rover pousou em Marte em Agosto de 2012.
O Monte Sharp, no meio da Cratera Gale, expõem muitas camadas onde os cientistas antecipam encontrar evidências sobre como o antigo ambiente marciano mudou e se desenvolveu. Nos alvos na área de Glenelg, onde o Curiosity trabalhou pela primeira metade de 2013, o rover encontrou evidências para um antigo ambiente úmido que tinha as condições favoráveis para a vida microbiana. Isso significa que a missão já alcançou o seu principal objetivo científico.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASSA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Psasadena, gerencia o Mars Sciente Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity.
Mais informações sobre o Curiosity podem ser encontradas online, em: http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ . Você pode seguir a missão pelo Facebook, em: http://www.facebook.com/marscuriosity e pelo Twitter em http://www.twitter.com/marscuriosity .
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-219