fbpx

TEMPESTADE SOLAR GIGANTE PODE CAUSAR APOCALIPSE DA INTERNET

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM ATÉ 3 DE SETEMBRO!!! YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G--GWlcoQ Spotify - https://sptfy.com/6jpw Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais: Twitter - https://twitter.com/cienciasemfim Instagram - https://www.instagram.com/cienciasemfim/ TikTok - https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR O…

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM ATÉ 3 DE SETEMBRO!!!

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ

Spotify – https://sptfy.com/6jpw

Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim

Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/

TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR

O Sol está sempre banhando a Terra com uma névoa de partículas magnetizadas conhecidas como vento solar.

Na maior parte, o escudo magnético de nosso planeta impede que o vento elétrico cause qualquer dano real à Terra ou a seus habitantes, enviando essas partículas em direção aos pólos e deixando para trás uma aurora agradável em seu rastro.

Mas às vezes, a cada século ou mais, esse vento se transforma em uma tempestade solar total – e, como uma nova pesquisa apresentada na conferência de comunicação de dados SIGCOMM 2021 avisa, os resultados desse clima espacial extremo podem ser catastróficos para nosso modo de vida moderno .

Em suma, uma forte tempestade solar pode mergulhar o mundo em um “apocalipse da internet” que mantém grandes segmentos da sociedade offline por semanas ou meses seguidos, Sangeetha Abdu Jyothi, professor assistente da Universidade da Califórnia, Irvine, escreveu no novo artigo de pesquisa . (O artigo ainda não foi publicado em um jornal revisado por pares).

“O que realmente me fez pensar sobre isso é que, com a pandemia , vimos como o mundo estava despreparado. Não havia nenhum protocolo para lidar com isso de forma eficaz, e é o mesmo com a resiliência da Internet”, disse Abdu Jyothi ao WIRED . “Nossa infraestrutura não está preparada para um evento solar em grande escala.”

Parte do problema é que as tempestades solares extremas (também chamadas de ejeções de massa coronal) são relativamente raras ; os cientistas estimam que a probabilidade de um clima espacial extremo impactar diretamente a Terra seja de 1,6 a 12 por cento por década, de acordo com o artigo de Abdu Jyothi.

Fontes:

https://www.sciencealert.com/the-next-solar-storm-could-create-an-internet-apocalypse-new-research-warns

https://www.ics.uci.edu/~sabdujyo/papers/sigcomm21-cme.pdf

#SUPERSTORM #CIENCIASEMFIM #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo