Tempestade de Poeira Polar em Marte

Como fumaças onduladas de um incêndio, nuvens de poeira são vistas jorrando para fora da borda da calota polar sul de Marte. O hemisfério sul de Marte estava no meio do verão quando essa imagem foi feita, mas precisamente em 14 de Dezembro de 2003, e experimentou uma grande variedade de tempestades de poeira como essa. O efeito dessas tempestades é um aumento da quantidade de poeira na atmosfera do planeta como um todo e com isso um aumento na temperatura atmosférica. Embora grande parte da atmosfera de Marte seja empoeirada de forma moderada, esse nível de poeira não afetou a atmosfera de forma decisiva até o dia 3 de Janeiro de 2004, data quando a sonda Spirit, hoje já em silêncio na superfície de Marte pousou no Planeta Vermelho.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20031230a

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.