fbpx

Telescópio WISE Começa a Esquentar

O telescópio da NASA Wide-field Infrared Survey Explorer ou WISE está esquentando. Membros da equipe disseram que a sonda está esgotando o líquido refrigerado necessário para manter os instrumentos sensíveis unicamente ao calor dos objetos que são registrados.

O telescópio possui dois tanques com líquido refrigerado que mantém a sonda operando na temperatura normal de 12 Kelvin, ou -438 graus Fahrenheit. O tanque secundário externo está atualmente depletado, fazendo com que a temperatura sofra um acréscimo. Com isso um dos detectores de infravermelho do WISE, o responsável por adquirir sinais nos comprimentos de onda maiores que é por sua vez o mais sensível ao calor, parou de produzir dados úteis uma vez que a temperatura do telescópio atingiu 31 Kelvin, ou -404 graus Fahrenheit. O tanque primário ainda possui uma boa quantidade de líquido refrigerado e a qualidade dos dados dos detectores infravermelhos restantes continua alta.

O WISE completou sua missão primária, um completo imageamento de todo o céu em infravermelho, em 17 de Julho de 2010. A missão obteve mais de 1.5 milhão de fotos, cobrindo centenas de milhões de objetos, incluindo asteróides, galáxias e estrelas. Nessa sua missão o WISE descobriu mais de 29000 novos asteróides, mais de 100 Near Earth Objects e 15 cometas.

O WISE continuar sua segunda pesquisa que cobre aproximadamente metade do céu como planejado. É possível que o líquido refrigerado restante termine antes que a pesquisa termine. Os cientistas dizem que essa segunda busca do céu irá ajudar a identificar objetos novos e próximos, bem como aqueles já identificados na primeira busca e que mudaram de brilho. Essa segunda busca pode também ajudar a confirmar objetos estranhos observados na primeira pesquisa do céu.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20100810.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .