Essa nova imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA mostra o C/2012 S1, melhor conhecido como Cometa ISON, um visitante celeste do Sistema Solar. O Hubble já havia registrado esse cometa duas vezes esse ano (imagens mostradas abaixo), mas por algum tempo ele ficou temporariamente bloqueado da visão pelo Sol. Ele foi registrado novamente em Agosto de 2013, e essa nova imagem mostra o cometa como ele apareceu nos nossos céus no início de Outubro.
O ISON estará mais brilhante nos nossos céus no final de Novembro, um pouco antes e um pouco depois de passar pelo Sol. À medida que ele fica mais brilhante, ele pode se tornar um objeto visível a olho nu, antes de se apagar durante o mês de Dezembro – o mês de sua maior aproximação da Terra. Dependendo do seu destino enquanto ele passar pelo Sol, ele poderá se tornar espetacular ou, pelo contrário, poderá se desintegrar completamente. Muitos observatórios, bem como algumas missões da ESA e da NASA têm como grande objetivo observar o visitante congelado nos próximos meses.
Nessa imagem do Hubble, feita em 9 de Outubro de 2013, o núcleo sólido do cometa não foi resolvido pois está muito pequeno. Se tivesse se partido – uma possibilidade à medida que o Sol vagarosamente o aquece durante a sua aproximação – o Hubble teria provavelmente visto evidências de múltiplos fragmentos.
Fonte:
http://spacetelescope.org/images/potw1342a/