fbpx

Telescópio Espacial Hubble da NASA Faz Imagem Impressionante da Galáxia NGC 4907

A galáxia espiral barrada conhecida como NGC 4907 se mostra de frente para todos que estiverem no hemisfério norte da Terra, a uma distância de 270 milhões de anos-luz da Terra. Essa é uma nova imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA e da ESA dessa galáxia que mostra de cara para nós, mostrando seus belos braços espirais, girando ao redor da sua barra central de estrelas.

Abaixo da galáxia está uma estrela distante, que na verdade pertence à nossa própria galáxia. Essa estrela aparece muito mais brilhante do que as milhões de estrelas da NGC 4907 já que ela está a cerca de 100 mil vezes mais próxima, localizada a apenas 2500 anos-luz de distância da Terra.

A NGC 4907 é também parte do aglomerado Coma de galáxias, um grupo com mais de 1000 galáxias, sendo que algumas delas podem ser vistas ao redor da NGC 4907 nessa imagem. Esse massivo aglomerado de galáxias localiza-se dentro da constelação de Coma Berenices, que é o nome dado em homenagem à Rainha Berenice II do Egito, na verdade essa constelação é a única que tem o nome de uma personagem histórica.

Crédito: ESA/Hubble & NASA, M. Gregg

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2031a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .