fbpx

Surveyor 1 – A Primeira Sonda Americana a Pousar De Forma Suave na Lua


A sonda Surveyor 1 foi a primeira de uma série de missões americana para a Lua que precedeu o projeto Apollo; cinco das sete missões cumpriram suas missões com sucesso. A Surveyor 1 foi lançada no dia 30 de Maio de 1966 e pousou na Lua em 2 de Junho de 1966. Os objetivos da missão eram pousar com suavidade na Lua e coletar informações sobre o regolito da Lua, ou seja, o solo lunar. Essa primeira sonda Surveyor carregava somente um sistema de câmera de televisão, as missões posteriores carregavam outros instrumentos. A sonda pousou relativamente suave na superfície de mar do Oceanus Procellarum (o Oceano das Tempestades). O local de pouso da sonda Surveyor 1 é também uma das áreas identificadas pelo Projeto Constellation, como sendo um local de alta prioridade para possíveis futuras missões humanas na Lua.

A imagem principal desse post mostra a sonda (identificada com uma seta) um pouco ao sul de uma cratera com 40 m de diâmetro e aproximadamente a 110 metros de uma cratera com 190 metros de diâmetro delimitada por pedaços de rochas. O local de pouso está no canto nordeste do Anel Flamsteed, uma cratera de 100 km de diâmetro quase que completamente preenchida por lavas de mares que permanecem expostos na parte superior do anel original da cratera.

A sonda Surveyor 1 coletou mais de 11000 imagens, a maior parte delas feitas durante o primeiro dia lunar entre o pouso e o dia 7 de Julho de 1966. A sonda continuou operacional até 7 de Janeiro de 1967. As imagens obtidas pela sonda Surveyor 1 demonstraram que a superfície da Lua era forte o suficiente para suportar um veículo de pouso ou um ser humano. As imagens detalhadas também indicam que a superfície era composta de material granular interpretado como sendo produzido pelo impacto de meteoros de vários tamanhos durante bilhões de anos de história da Lua.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/117-Surveyor-1-Americas-first-soft-lunar-landing.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo