Spitzer Fotografa a Galáxia M81 Em Diferentes Comprimentos de Onda

Os magníficos e empoeirados braços espirais da galáxia Messier 81 são destacados nessas imagens feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA. Localizada na constelação do norte de Ursa Major (que também inclui a Big Dipper), essa galáxia é facilmente visível através de binóculos ou pequenos telescópios. A M81 está localizada a uma distância de 12 milhões de anos-luz da Terra.

O mosaico de três painéis é uma série de imagens obtidas com o fotômetro de imagens multibanda. A emissão infravermelha térmica em 24 mícron (topo), 70 mícron (centro) e 160 mícron (base) é mostrada nas imagens. É possível notar que a resolução espacial degrada quando se move para comprimentos de ondas maiores.

Nesses comprimentos de onda, o Spitzer pode ver a poeira além das estrelas dentro dos discos de silicatos e de grãos carbonáceos. Tudo isso é bem misturado com gás, que é melhor observado no comprimento de onda de rádio, para assim formar os ingredientes essenciais para a geração de novas estrelas. Essa imagem é a primeira imagem que consta no banco de dados do Spitzer.

Fonte:

http://www.spitzer.caltech.edu/images/1086-ssc2003-06e-Messier-81

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.