A empresa SpaceX anunciou no Twitter, no dia 27 de Abril de 2016, que planeja mandar uma cápsula Dragon, sem tripulação para Marte em 2018.
“As Red Dragons informarão sobre a arquitetura geral de Marte”, twitou um representante da SpaceX, se referindo aos eventuais planos da empresa de colonizar Marte, o principal objetivo da SpaceX e do seu dono e fundador, o bilionário e empreendedor Elon Musk.
Uma fonte familiar com os planos da empresa disse que o primeiro teste de voo da cápsula Dragon para Marte irá demonstrar as tecnologias necessárias para pousar grandes compartimentos de carga no Planeta Vermelho. Entre esses compartimentos podemos incluir, suprimentos e habitats para os exploradores marcianos. Além disso, a fonte disse, que a SpaceX tem a intenção de revelar detalhes sobre como será a colonização de Marte, no final de 2016.
“A Dragon 2 é desenhada para ser capaz de pousar em qualquer lugar do Sistema Solar. A missão Red Dragon Mars será o primeiro voo de teste”, twitou Musk. “Mas nós não vamos mandar astronautas nela, ela não é boa para longas jornadas, pois é do tamanho de um carro”.
Em Novembro de 2015, a SpaceX lançou um vídeo mostrando sua cápsula Dragon V2, uma versão para tripulação da empresa, durante o teste, pôde-se ver que a cápsula poderia pousar na superfície de um mundo distante de forma tranquila.
No ano passado, um grupo de cientistas da NASA explorou a possibilidade de uma missão Red Dragon, onde a cápsula da SpaceX poderia ser usada para coletar amostras de solo que então seriam coletadas pela missão Mars 2020, e retorná-las para a Terra numa missão futura. Essa missão não foi aprovada pela NASA, nem a SpaceX confirmou que participaria.
Em Janeiro de 2015, durante uma seção de perguntas, Musk disse que os planos da empresa para o Mars Colonial Transporter, o sistema de naves que levarão humanos para o Planeta Vermelho, seriam lançados no final do ano, mas isso não aconteceu. A empresa está atualmente desenvolvendo um foguete chamado Falcon Heavy, que a empresa diz terá a capacidade para levar humanos e cargas para destinos no espaço profundo e até mesmo para Marte.
No dia 8 de Abril, a SpaceX venceu uma etapa importante no seu planejamento quando pousou com sucesso o primeiro estágio do seu foguete Falcon 9 numa balsa drone. Musk disse que os foguetes reutilizáveis irão reduzir o custo de ir ao espaço de maneira considerável, fazendo com que os esforços de colonizar Marte sejam mais economicamente viável.
A SpaceX tem um contrato com a NASA de realizar missões de serviços para a ISS usando suas cápsulas Dragon. A empresa Orbital ATK também está levando carga para a ISS. Ambas as empresas foram selecionadas pela NASA para as próximas missões de carga, além da Sierra Nevada Corp.
A SpaceX e a Boeing foram selecionadas para levar astronautas até o laboratório orbital. A NASA disse que quer que esses voos com astronautas comecem no em 2017.
A NASA também anunciou que planeja enviar humanos para Marte na década de 2030, embora os planos específicos ainda estão sendo trabalhados.
Fonte:
http://www.space.com/32719-spacex-red-dragon-mars-missions-2018.html