A NASA concedeu uma modificação de contrato à SpaceX para desenvolver ainda mais seu sistema de pouso humano Starship para atender aos requisitos da agência para exploração humana de longo prazo da Lua sob o programa Artemis.
Com esta adição, a SpaceX fornecerá uma segunda missão de demonstração de pouso tripulado em 2027 como parte da missão Artemis IV da NASA.
“Retornar os astronautas à Lua para aprender, viver e trabalhar é um empreendimento ousado. Com vários pousos planejados, da SpaceX e de futuros parceiros, a NASA estará melhor posicionada para realizar as missões do futuro: conduzir mais ciência na superfície da Lua do que nunca e se preparar para missões tripuladas a Marte”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
Conhecida como Opção B, a modificação segue um prêmio à SpaceX em julho de 2021 sob o contrato Next Space Technologies for Exploration Partnerships-2 ( NextSTEP-2 ) Apêndice H Opção A. A NASA anunciou anteriormente planos para buscar esta Opção B com a SpaceX. A modificação do contrato tem um valor de cerca de US$ 1.15 bilhão.
“Continuar nossos esforços de colaboração com a SpaceX por meio da Opção B promove nossos planos resilientes para transporte tripulado regular para a superfície lunar e estabelecendo uma presença humana de longo prazo sob o programa Artemis”, disse Lisa Watson-Morgan, gerente do programa Human Landing System no Marshall da NASA. Space Flight Center em Huntsville, Alabama. “Este trabalho crítico nos ajudará a focar no desenvolvimento de aterrissadores lunares sustentáveis baseados em serviços, ancorados nos requisitos da NASA para missões regularmente recorrentes na superfície lunar.”
O objetivo deste novo trabalho na Opção B é desenvolver e demonstrar um módulo de pouso lunar Starship que atenda aos requisitos de sustentação da NASA para missões além do Artemis III, incluindo atracar no Gateway , acomodar quatro tripulantes e entregar mais massa à superfície da Lua.
A NASA inicialmente selecionou a SpaceX para desenvolver uma variante do sistema de pouso humano da Starship para pousar os próximos astronautas americanos na Lua sob o comando da Artemis III, que marcará o primeiro retorno da humanidade à superfície lunar em mais de 50 anos. Como parte desse contrato, a SpaceX também conduzirá uma missão de demonstração não tripulada à Lua antes do Artemis III.
A agência está buscando dois caminhos paralelos para pousos lunares humanos desenvolvidos de acordo com os requisitos sustentados da NASA para aumentar o pool competitivo de provedores industriais capazes – o contrato existente com a SpaceX e outra solicitação lançada no início deste ano. A outra solicitação, NextSTEP-2 Apêndice P, está aberta a todas as outras empresas dos EUA para desenvolver capacidades adicionais de sistema de pouso humano e inclui missões de demonstração não tripuladas e tripuladas da órbita lunar até a superfície da Lua.
Os astronautas da Lua são uma parte vital dos planos de exploração do espaço profundo da NASA, juntamente com o foguete do Sistema de Lançamento Espacial, o SLS, a espaçonave Orion, sistemas terrestres, trajes espaciais, rovers e a Gateway.
Sob o programa Artemis , a NASA enviará um conjunto de novos instrumentos científicos lunares e demonstrações de tecnologia para estudar a Lua, pousar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície lunar, estabelecer uma presença lunar de longo prazo e muito mais. A agência aproveitará suas experiências e tecnologias Artemis para se preparar para o próximo salto gigante – enviar astronautas a Marte.
Fonte: