SpaceX Falcon 9 Tem Tentativa de Lançamento Abortada

O SpaceX Falcon 9 abortou o seu lançamento, hoje, dia 19 de Maio de 2012, momentos depois de seus motores terem entrado em ignição, quando os computadores detectaram leituras de pressões mais altas do que as permitidas. A pressão do motor central subiu acima dos limites estabelecidos, e o desligamento ocorreu, um segundo e meio antes da decolagem, dizem os oficiais da SpaceX.

A próxima tentativa de lançamento pode ocorrer na próxima terça-feira, dia 22 de Maio de 2012, mas essa determinação não será feita até que o motor seja devidamente inspecionado, disse Gwynne Shotwell, presidente da Sapce Exploration Technologies de Hawthorne, na Califórnia, empresa que é mais conhecida como SpaceX. Existe também a oportunidade da próxima tentativa de lançamento acontecer no dia 23 de Maio de 2012.

“Nós tivemos uma ignição nominal para todos os nove motores”, disse Shotwell. “O motor 5 começou bem, mas sua câmera de pressão começou a ficar com uma pressão muito elevada”.

Ela disse que a alta pressão poderia ser o resultado das altas temperaturas possivelmente causada pelo pouco fluxo de combustível dentro do motor, na verdade ainda é muito cedo para se saber qual foi o motivo. “Nós vamos começar a gastar todo o nosso tempo analisando os dados para tentar descobrir o que aconteceu”.

O foguete foi posicionado no Complexo de Lançamento Espacial 40 na Cape Canaveral Air Force Station, na Flórida, nesse sábado pela manhã para o lançamento. Seu hangar é perto do local de lançamento. Shotwell disse que a companhia está preparada para retirar o motor do foguete se necessário e colocar outro motor já no Cape.

O objetivo da missão é lançar uma cápsula SpaceX Dragon em direção à Estação Espacial Internacional para demonstrar que é possível usar empresas privadas para levar carga e mantimento até a ISS. Quando isso foi possível será um verdadeiro marco, pois nunca, desde a sua construção, uma nave privada conseguiu se acoplar com sucesso a ISS.

A NASA está trabalhando próximo com a SpaceX de acordo com um contrato chamado Commercial Orbital Transportation Services.

“Nós estamos prontos para apoiar quando a SpaceX estiver pronta para partir”, disse Alan Lindenmoyer, gerente da da NASA do Commercial Crew and Cargo Program.

Fonte:

http://www.nasa.gov/exploration/commercial/cargo/spacex_abort.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.