A imagem nesse post, mostra a nova sonda da ESA que irá estudar o Sol, a Solar Orbiter. A imagem mostra a sonda durante a sua preparação para o teste de vibração na instalação IABG em Ottobrunn, na Alemanha, em Março de 2019.
Enquanto a sonda está em Ottobrunn, a equipe de controle da missão da Solar Orbiter, localizada no Centro de Controle da Missão ESOC da ESA em Darmstadt, na Alemanha, está se preparando para estabelecer os links de dados com satélite.
Os links ao vivo, chamados de “teste de validação de sistema”, verão a equipe de voo conectar o seu sistema de controle da missão com a sonda, igual eles farão no futuro quando os sistemas de controle em terra irão “falar” com a sonda em órbita, via sinais de rádio, transmitidos por uma antena em uma estação em terra.
“O objetivo principal do teste de validação do sistema para qualquer sonda, é validar que o sistema de controle da missão pode corretamente enviar e receber telecomando para o satélite”, disse Jose-Luis Pellon-Bailon da ESA.
“Os testes também confirmam que a configuração de lançamento da sonda está como a esperada pelo Controle de Procedimentos de Voo, pós-lançamento”.
Uma série inicial de testes de validação de sistema foram rodados em 2018, quando a Solar Orbiter ainda estava sendo construída pela Airbus Defense & Space UK, em Stevenage.
“Desde então, ela foi movida para Ottobrunn onde será rodada uma nova séries de testes no início de Maio e no início de Agosto de 2019, durando nove dias no total”, disse Jose-Luis.
“A sonda Solar Orbiter então será enviada para os EUA para o lançamento que vai acontecer, desde Cabo Canaveral, e onde uma série final de testes serão executados no final de Novembro de 2019”.
A sonda Solar Orbiter será lançada em 2020 para estudar como o Sol cria e controla a sua heliosfera, a grande bolha de partículas carregadas sopradas pelo vento solar no meio interestelar.
Fonte:
https://www.esa.int/spaceinimages/Images/2019/04/Connecting_to_Solar_Orbiter