Isso é realmente incrível!!! A sonda Rosetta, da ESA (e o módulo de pouso Philae, que segue de carona) está pronta para alcançar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 34 dias e o cometa está se mostrando muito bem para a câmera de ângulo restrito da Rosetta. A animação acima, foi gerada a partir da integração de 36 imagens da câmera NAC obtidas na última semana e mostram o 67P/C-G rotacionando durante um tempo total de filmagem de 12.4 horas. O cometa agora já aparece como um objeto para a Rosetta e não mais como um único pixel.
A animação, embora fascinante, somente nos dá pistas sobre a verdadeira forma do núcleo do cometa. A luz refletida cria um efeito no sensor de imagem, especialmente em pequenas resoluções, expandindo o tamanho aparente do cometa além do seu tamanho de 4 por 4 pixels. No decorrer do tempo até a aproximação final imagens cada vez melhores do cometa serão enviadas pela Rosetta.
A sonda estava a cerca de 86000 quilômetros de distância do 67P/C-G quando as imagens foram adquiridas. Desde o momento em que as imagens foram capturadas, a sonda já reduziu pela metade essa distância, e durante o final de semana ela chegará a ficar a somente 36000 quilômetros de distância do cometa. Depois de mais de uma década viajando pelo Sistema Solar interno a Rosetta finalmente está chegando no seu objetivo. Se você quer saber onde está a sonda Rosetta agora, visite esse link: http://sci.esa.int/where_is_rosetta/
Mantenha-se conectado ao blog CiencTec para receber informações atualizadas sobre a missão. E caso não conheça essa missão assista o vídeo abaixo.
Fonte:
http://www.universetoday.com/112948/rosetta-watches-comet-67p-tumbling-through-space/