Sonda Parker Solar Probe Faz A Clássica Imagem da Terra Enquanto Segue Para o Sol

No dia 25 de Setembro de 2018, a sonda Parker Solar Probe fez algo que praticamente toda sonda já fez, capturou uma visão da Terra, enquanto passava rapidamente por Vênus durante a sua primeira manobra de assistência gravitacional. A Terra é objeto redondo, brilhante visível no lado direito da imagem acima.

A imagem foi obtida com o instrumento WISPR, o Wide-field Imager for Solar Probe, que é o único instrumento da Parker Solar Probe capaz de fazer imagens. Durante a fase científica, o WISPR será usado para ver estruturas dentro da atmosfera do Sol, a coroa, antes de passar sobre a sonda. Os dois painéis da imagem do WISPR vieram dos dois telescópios, que apontam para direções levemente diferentes e possuem diferentes campos de visão. O telescópio mais interno produziu a imagem da esquerda, enquanto que o telescópio mais externo produziu a imagem da direita.

Quando se dá um zoom na Terra, pode-se ver um pequeno bulbo no lado direito, essa é a Lua, que estava atrás da Terra no momento da imagem. No momento em que fez a imagem a Parker Solar Probe estava a cerca de 54 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A feição em forma hemisférica no meio da imagem da direita é um chamado lens flare, uma feição comum que aparece quando as câmeras são apontadas para fontes brilhantes, e que é causado pela reflexão dentro do sistema de lentes do imageador. Nesse caso, o flare é devido ao intenso brilho da Terra. Passagens próximas de Mercúrio e Vênus no futuro podem ocasionalmente gerar o mesmo efeito, mas esses são casos limitados e não afetam as operações científicas do instrumento.

Outros objetos podem ser visíveis na imagem, como as Plêiades abaixo e a esquerda da Terra, na imagem da direita, e dois outros objetos brilhantes, Betelgeuse e Bellatrix, perto da parte inferior da imagem da esquerda, esses dois objetos aparecem alongados devido às reflexões na borda do detector.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2018/parker-solar-probe-looks-back-at-home
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.