fbpx
21 de novembro de 2024

Sonda MRO da NASA Mostra Novo Canal Formado Em Marte Em Menos de 3 Anos

gullychannelonMars


observatory_15010541Uma comparação de imagens feitas pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA em Novembro de 2010 e em Maio de 2013 revelaram a formação de uma nova ranhura de canal no talude da parede de uma cratera nas terras altas do sul de Marte.

Ranhuras, ou ravinas são paisagens comuns em Marte, particularmente nas terras altas do sul. Esse par de imagens mostra que o material fluiu talude abaixo de uma alcova na cabeça de uma ranhura partida, por uma rota mais velha e erodiu um novo canal. As datas das imagens estão afastadas por mais de um ano marciano completo, assim as observações não foram afetadas pela atividade de estações nesse local. Pares de imagens, antes e depois, obtidas pela câmera HiRISE de atividades similares em outros locais demonstram que esse tipo de atividade geralmente ocorre no inverno com temperaturas tão frias que o dióxido de carbono, ao invés da água é o fator responsável pela erosão.

Fonte:

http://astronomy.com/news/2014/03/nasa-orbiter-finds-new-gully-channel-on-mars


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo