Os cientistas usando o rover Curiosity da NASA estão observando uma camada de rocha ao redor da base de uma pequena montanha, chamada de Monte Remarkable, como um alvo a ser investigado com as ferramentas disponíveis no braço robótico do rover.
O rover estava trabalhando perto desse monte em uma imagem feita no dia 11 de Abril de 2014 pela famosa câmera High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA. Essa imagem está disponível em: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA18081
Uma visão do Monte Remarkable e dos seus arredores como visto desde a posição do Curiosity nessa imagem da HiRISE é disponível em um mosaico de imagens feito pela Navigation Camera, ou Navcam do Curiosity, em: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA18083
A pequena montanha tem 5 metros de altura. A equipe de ciência do Curiosity refere à camada de rocha ao redor da base do Monte Remarkable como a middle unit, pois a sua localização é intermediária com relação a rochas que formam a montanha na área e rochas mais inferiores que mostram uma padrão de estrias.
Dependendo do que os cientistas da missão aprenderem a partir de uma análise bem próxima que será feita da rocha e da identificação dos elementos químicos presentes nela, um local na middel unit pode se tornar a terceira rocha a ser perfurada pelo Curiosity em Marte para a extração de amostras. O rover carrega um laboratório de instrumentos para analisar as rochas pulverizadas coletadas durante a perfuração. Os primeiros dois locais perfurados pelo Curiosity, em uma área chamada de Baía Yellowknife, perto do local de pouso do Curiosity, trouxeram evidências no ano passado que indicam que o assoalho da Cratera Gale é um antigo ambiente lacustre com energia disponível e ingredientes favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.
A atual localização do rover, onde múltiplos tipo de rochas estão expostos e próximos, é chamado de The Kimberley. Nesse local, e posteriormente, nos afloramentos do talude do Monte Sharp, dentro da Cratera Gale, os pesquisadores, planejam usar os instrumentos científicos do Curiosity para aprender mais sobre as condições passadas habitáveis e as mudanças ambientais.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Caltech em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O projeto desenhou e construiu o Curiosity e opera o rover em Marte.
Para mais informações sobre o Curiosity visitem: http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/. Você pode seguir a missão no Facebook, em http://www.facebook.com/marscuriosity e no Twitter em: http://www.twitter.com/marscuriosity.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-116