Uma nova imagem de uma câmera telescópica orbitando Marte mostra o Mars Exploration Rover Opportunity da NASA trabalhando na Murray Ridge, sem qualquer nova cratera de impacto perto.
A imagem de 14 de Fevereiro feita pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter está disponível online em: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA17941. Nessa imagem, tanto os rastros deixados pelo rover Opportunity, como o próprio rover, são visíveis.
Uma rocha, denominada de Ilha Pináculo, apareceu em Janeiro de 2014 perto do rover Opportunity onde ela estava ausente alguns dias antes. Depois disso, os pesquisadores usando a HiRISE, planejaram essa observação para checar a possibilidade remota de que um impacto recente vindo do espaço possa ter gerado uma cratera perto do Opportunity e lançado essa rocha para uma nova localização. Nenhuma cratera de impacto recente é vista nessa imagem. Enquanto isso, observações feitas pelo próprio rover resolveram o mistério da ilha Pináculo, descobrindo que a rocha foi arrancada, quebrada, e movida pela roda do rover.
Murray Ridge faz parte do anel oeste da Cratera Endeavour, uma cicatriz de impacto com bilhões de anos de idade e com cerca de 22 quilômetros de diâmetro.
O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão do Opportunity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.
Para mais informações sobre o Opportunity, visitem: http://www.nasa.gov/rovers e http://marsrovers.jpl.nasa.gov .
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-053