fbpx
17 de novembro de 2024

Sonda Lunar Indiana Chandrayaan-2 Entra Com Sucesso Na Trajetória de Transferência Lunar

No dia 14 de Agosto de 2019, às 2:21, no horário da Índia, a sonda Chandrayaan-2  fez a sua última manobra de elevação de órbita. Durante a manobra, a sonda ligou seus motores por 1203 segundos. Com isso, a sonda entrou na Trajetória de Transferência Lunar. Essa foi a sexta e última manobra de elevação de órbita feita pela sonda, as outras 5 aconteceram entre 23 de Julho e 6 de Agosto de 2019.

A saúde da sonda está sendo monitorada constantemente pelo Mission Operations Complex, o MOX direto do ISRO Telemetry, Tracking and Command Network, o ISTRAC em Bengaluru, com apoio do Indian Deep Space Network, o IDSN que tem antenas em Byalalu perto de Bengaluru. Desde o lançamento em 22 de Julho de 2019 a bordo do foguete GSLV MkIII-M1, todos os sistemas a bordo da Chandrayaan-2 estão operando normalmente.

A Chandrayaan-2 irá se aproximar da Lua em 20 de Agosto de 2019, e o motor de combustível líquido da sonda será ligado novamente para colocar a sonda na órbita lunar. Depois disso, a sonda executará 4 manobras orbitais para que ela entre na órbita lunar final passando sobre os polos da Lua a uma distância de 100 km da superfície do nosso satélite.

Depois disso, o lander Vikram irá se separar do módulo orbital em 2 de Setembro de 2019. Duas manobras orbitais serão executadas pelo lander antes de iniciar a descida para fazer o seu pouso suave na Lua que deve acontecer, se tudo der certo em 7 de Setembro de 2019.

Fontes:

https://www.isro.gov.in/update/14-aug-2019/chandrayaan-2-successfully-enters-lunar-transfer-trajectory

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo