fbpx

Sonda LRO da NASA Faz Imagem Da Sonda LADEE Sobre a Lua

lro_view_of_ladee_labeled_0


observatory_150105Com uma manobra precisa, e com um tempo também preciso, a câmera a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, LRO, da NASA foi capaz de fazer uma imagem da sonda Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE) também da NASA enquanto ambas orbitavam o nosso vizinho celeste mais próximo. A equipe de operações da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera, LROC, trabalhou com o time de operações da LADEE e da LRO para fazer essa imagem possível.

A sonda LADEE tem uma órbita equuatorial, de leste para oeste, enquanto que a sonda LRO tem um órbita polar, de sul para norte. As duas sondas ocasionalmente passam muito perto uma da outra e em 15 de Janeiro de 2014, as duas ficaram a apenas 9 km de distância. Como a LROC constrói uma imagem, uma linha por vez, registrar, um alvo como a LADEE passando rapidamente por ela, foi um truque. Ambas as sondas estão orbitando a Lua a uma velocidade de 1600 metros por segundo, assim sendo, o tempo e o posicionamento da LRO precisa ser perto da perfeição para registrar a sonda LADEE na LROC.

A LADEE passou exatamente embaixo do plano da órbita da LRO, poucos segundos antes da LRO cruzar o plano da órbita da sonda LADEE, significando que por questões de segundos não se poderia fazer uma imagem exatamente de cima da sonda. Os pesquisadores da LADEE e da LRO trabalharam na solução, simplesmente tiveram que rolar a LRO 34 graus para oeste e o detector da LROC estaria precisamente sobre a LADEE.

Como planejado às 8:11 p.m. EST do dia 14 de Janeiro de 2014, a sonda LADEE entrou no campo de visão da Câmera de Ângulo Restrito, ou NAC da sonda LRO, por 1.35 milisegundos e uma imagem da LADEE foi feita. A LADEE aparece em quatro linha da imagem da LROC e é distorcida da direita para a esquerda. O que pode ser visto nos pixels da LADEE na imagem NAC da sonda LRO?

ladee_blowup_nn


O passo um foi minimizar a distorção geométrica nas linhas que mostram a sonda. Contudo, fazendo isso, a paisagem lunar de fundo tornou-se distorcida e irreconhecível. A escala dos pixels NAC que registraram a LADEE é de 9 cm, contudo, como a sonda estava se movendo a 1600 metros por segundo, a imagem é borrada em ambas as direções por aproximadamente 50 cm. Assim a escala verdadeira do pixel localiza-se entre 3.5 polegadas e 20 polegadas. Apesar do borrão é possível encontrar detalhes da sonda que tem cerca de 1.9 metros de largura por 2.4 metros de comprimento. O motor, o brilhante painel solar e talvez uma câmera que registra as estrelas podem ser vistos (especialmente se você estiver corretamente orientado pelo diagrama esquemático da LADEE para comparação).

A sonda LADEE foi lançada em 6 de Setembro de 2013. A LADEE irá coletar informações detalhadas sobre a estrutura e composição da fina atmosfera lunar e determinar se a poeira está sendo ejetada no céu da Lua.

A sonda LRO foi lançada em 18 de Setembro de 2009. A LRO continua a trazer ao mundo observações espetaculares da superfície lunar além de descobrir vários tesouros do nosso satélite.

O Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md., gerencia a missão LRO para a NASA. O Ames Research Center em Moffett Field, Califórnia, gerencia a missão LADEE, para a NASA.

m1144387511r.long_animation_updated


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/goddard/nasas-lro-snaps-a-picture-of-nasas-ladee-spacecraft/index.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo