fbpx

Sonda Juno Levará Placa em Homenagem a Galileu Galilei em Sua Viagem Até Júpiter

Uma placa dedicada ao famoso astrônomo Galileu Galilei será carregada para Júpiter a bordo da sonda Juno da NASA. O período de lançamento da sonda se abre no dia 5 de Julho de 2011 e se estende até 26 de Agosto de 2011.

Entre as muitas  realizações, Galileu Galilei descobriu que luas orbitavam o planeta Júpiter em 1610. Esses satélites – Io, Europa, Ganymede e Calisto – são conhecidos como Luas Galileanas.

A placa que foi fornecida pela Agência Espacial Italiana, mede 2.8 por 2 polegadas, é feita de alumínio e pesa seis gramas. O gráfico na placa mostra um auto retrato de Galileu. Ela também inclui uma passagem escrita por Galileu em 1610 sobre suas observações de Júpiter e que está arquivada na biblioteca Nazionale Centrale em Florença.

O texto de Galileu escrito na placa pode ser traduzido assim: “No 11? elas estavam nessa formação – e a estrela mais próxima de Júpiter tinha metade do tamanho da outra e estava muito próxima da outra assim, durante as noites anteriores todas as três estrelas observadas tinham o mesmo tamanho e a mesma distância as separava, fica então evidente que ao redor de Júpiter existem três estrelas se movendo invisíveis até agora para qualquer um de nós”.

A sonda Juno está programada para ser lançada a bordo de um foguete United Launch Alliance Atlas V do Cabo Canaveral na Flórida. A sonda alimentada por energia solar irá orbitar os polos de Júpiter 33 vezes com o objetivo de descobrir muito sobre as origens desse gigante gasoso, sobre sua estrutura interna, sua atmosfera, sua magnetosfera, além de investigar a existência de um núcleo planetário sólido.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-240&cid=release_2011-240&msource=11240&tr=y&auid=8762689

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .