fbpx

Sonda Juno Faz Imagem Espetacular da Sombra de Ganimedes Em Júpiter

A sonda Juno da NASA capturou essa visão de Júpiter durante a sua passagem próxima do planeta de número 40, também chamada de Perijove 40, que aconteceu em 25 de fevereiro de 2022. A grande sombra escura no lado esquerdo da imagem foi projetada pela lua de Júpiter, Ganimedes.

O cientista cidadão Thomas Thomopoulos criou esta imagem com cores aprimoradas usando dados brutos do instrumento JunoCam. No momento em que a imagem bruta foi tirada, a sonda Juno estava a cerca de 71.000 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, a uma latitude de cerca de 55 graus ao sul e 15 vezes mais perto que Ganimedes, que orbita cerca 1.1 milhão de quilômetros de distância de Júpiter.

Um observador no topo das nuvens de Júpiter dentro da sombra oval experimentaria um eclipse total do Sol. Os eclipses totais são mais comuns em Júpiter do que na Terra por várias razões. Júpiter tem quatro luas principais (satélites Galielanos) que passam frequentemente entre Júpiter e o Sol: em sete dias, Ganimedes transita uma vez; Europa, duas vezes; e Io, quatro vezes. E como as luas de Júpiter orbitam em um plano próximo ao plano orbital de Júpiter, as sombras da lua são frequentemente lançadas sobre o planeta.

A JunoCam capturou esta imagem de muito perto de Júpiter, fazendo a sombra de Ganimedes parecer especialmente grande. A Figura B, criada pelo cientista cidadão Brian Swift usando dados da JunoCam, ilustra a geometria aproximada da área visível, projetada em um globo de Júpiter.

Dados da imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS
Processamento da imagem por Thomas Thomopoulos © CC BY (Figura A)

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público examinar e processar em produtos de imagem em:

https://missionjuno.swri.edu/junocam/processing.

Mais informações sobre ciência cidadã da NASA podem ser encontradas em:

https://science.nasa.gov/citizenscience e https://www.nasa.gov/solve/opportunities/citizenscience .

Mais informações sobre Juno estão em:

https://www.nasa.gov/juno e

https://missionjuno.swri.edu

Para saber mais sobre essa descoberta e outros resultados científicos, consulte:

https://www.missionjuno.swri.edu/science-findings

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/juno-captures-moon-shadow-on-jupiter

 

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo