No último domingo, dia 5 de Setembro de 2010, a sonda da NASA Deep Impact registrou a primeira imagem das mais de 64000 imagens que espera-se sejam registradas do cometa Hartley 2. A sonda que está agora estendendo a missão conhecido como EPOXI já tem um encontro marcado com o cometa em 4 de Novembro de 2010.
Ela irá utilizar três de seus instrumentos (dois telescópios com câmeras coloridas digitais e um espectrômetro infravermelho), para estudar em detalhe o Hartley 2 por dois meses.
“Como um turista que não agüenta de ansiedade para chegar ao seu destino, nós já começamos a fotografar o cometa Hartley 2”, disse Tom Larson, gerente de projeto do EPOXI para a NASA e que trabalha o Jet Propulsion Laboratory em Pasedena na Califórnia. “Nós temos que esperar até 4 de Novembro de 2010 para fazer imagens mais detalhadas do núcleo do cometa, mas essas imagens feitas durante a aproximação devem manter a equipe de cientistas ocupada e controlar a ansiedade de todos até novembro”.
A campanha de imageamento juntamente com os dados que serão adquiridos por todos os instrumentos a bordo da Deep Impact, irão permitir que a equipe de cientistas da missão tenha a melhor visão dos detalhes de um cometa na história, durante a sua passagem pelo Sistema Sola interno. Com a exceção de uma parada de 6 dias para a realização de calibração de instrumentos e para manobras de correção de órbita, a Deep Impact irá monitorar o cometa por 79 dias seguidos.
A primeira imagem feita pela Deep Impact do cometa Hartley 2foi obtida pelo instrumento Medium Resolution Imager em 5 de Setembro de 2010, quando a sonda estava a uma distância de 60 milhões de quilômetros do cometa.
EPOXI é uma missão de extensão que utiliza a sonda Deep Impact já em operação para explorar diferentes alvos celestes de acordo com a oportunidade. O nome EPOXI é a combinação dos nomes de duas missões de extensão, uma responsável pela observação de planetas extrasolares chamada de Extrasolar Planet Observation and Characterization (EPOCh) e a missão de sobrevôo pelo Hartley 2 chamada de Deep Impact Extended Investigation (DIXI). A sonda continuará a ser chamada de Deep Impact.
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch/newsfeatures.cfm?release=2727