fbpx

Sonda Dawn da NASA Parte de Vesta Rumo a Ceres

Os controladores de missão receberam hoje, dia 5 de Setembro de 2012 a confirmação de que a sonda Dawn da NASA escapou da atração gravitacional do gigantesco asteroide Vesta. A Dawn está agora oficialmente a caminho do seu segundo destino, o planeta anão Ceres.

A sonda Dawn partiu do Vesta às 3:26 da manhã, hora de Brasília, do dia 5 de Setembro de 2012. A comunicação da sonda via a Deep Space Network da NASA confirmou a partida e confirmou também que a sonda já se encontra a caminho de Ceres.

“Enquanto nos despedimos com respeito de Vesta, e refletimos sobre as maravilhosas descobertas que fizemos nesse último ano, nós já olhamos para frente, para a nova fase da missão, ou seja, a nossa aventura em Ceres, onde certamente, mais descobertas surpreendentes nos esperam”, disse Robert Mase, gerente de projeto da sonda Dawn, baseado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia.

Lançada no dia 27 de Setembro de 2007, a sonda Dawn, entrou na órbita do asteoride Vesta em 15 de Julho de 2011. No último ano, ela mapeou de forma exaustiva esse mundo até então desconhecido, revelando um bloco planetário diverso e exótico. As descobertas estão ajudando os cientistas a desvendarem alguns dos segredos sobre como o Sistema Solar, incluindo a própria Terra se formou.

O vídeo no final desse post mostra os grandes sucessos da viagem da sonda Dawn pelo asteroide Vesta. Duas novas imagens do asteroide também estão disponíveis, revelando a superfície do asteroide perto do seu polo norte.

A sonda Dawn saiu da atração do asteroide Vesta com um movimento em espiral suave do mesmo modo como entrou em sua órbita. Espera-se que ela chegue no seu próximo objetivo, o asteroide Ceres, no começo de 2015.

A missão da sonda Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washingotn. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Ala. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital Sciences Corp., em Dulles, Va., desenhou e construiu a sonda. O Germam Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency, e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão. O California Institute of Technology em Pasadena gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2012-277&cid=release_2012-277&msource=12277

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .