fbpx
21 de novembro de 2024

Sonda Dawn da NASA Faz Sua Melhor Imagem do Asteroide Ceres Até o Momento E Prepara Para a Aproximação Final


ceres_dawn_02


observatory_15010541A sonda Rosetta já chegou no 67P/C-G, o Philae já pousou e a Orion já realizou com sucesso seu primeiro voo de teste. Até aí, nada de novidades. Mas agora, você pode estar se perguntando, qual o próximo grande evento astronômico que irá acontecer? E a resposta está aqui, a chegada da sonda Dawn ao asteroide Ceres, o maior corpo do Cinturão de Asteroides do Sistema Solar. Para darmos início às atividades relacionadas com esse grande evento, a sonda Dawn, acabou de mandar uma bela imagem de Ceres. Essa imagem foi feita a uma distância aproximada de 1.2 milhão de quilômetros do planeta anão. Essa é a melhor imagem de Ceres já feita pela Dawn a caminho de sua exploração.

“Agora, finalmente, nós temos uma sonda rumando para revelar os mistérios desse mundo alienígena”, disse Marc Rayman do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. “Em breve ela revelará uma miríade de segredos de Ceres, que guarda mistérios da formação do Sistema Solar”.

A sonda Dawn será capturada pela órbita de Ceres em Março de 2015, marcando a primeira visita a um planeta anão realizada por uma sonda. Até o momento as melhores imagens de Ceres foram feitas pelo Telescópio Espacial Hubble. No começo do ano de 2015, contudo, a sonda Dawn, começará a enviar imagens com resolução muito maior.


ceres_dawn_01


Desde seu lançamento em 2007, a Dawn já visitou o asteroide Vesta, um gigantesco protoplaneta localizado a 168 milhões de quilômetros de Ceres. A distância entre Ceres e Vesta é maior do que a distância entre a Terra e o Sol. Durante os 14 meses que passou na órbita de Vesta, a sonda obteve resultados científicos sem precedentes, incluindo imagens da superfície repleta de crateras do asteroide e pistas sobre a sua história geológica. Vesta e Ceres são dois dos mais massivos corpos do cinturão de asteroides.

A imagem com 9 pixels de largura de Ceres serve como uma calibração final da câmera científica, procedimento necessário de ser realizado antes da Dawn chegar ao asteroide. O planeta anão aparece nessa imagem da sonda Dawn, aproximadamente com o mesmo brilho que o planeta Vênus tem algumas vezes quando observado da Terra. Ceres tem um diâmetro médio de 950 km.

A sonda Dawn começa sua fase de aproximação a Ceres no dia 26 de Dezembro de 2014.


ceres_dawn_03


Fonte:

http://www.astronomy.com/news/2014/12/dawn-snaps-its-best-yet-image-of-dwarf-planet-ceres

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo