fbpx

Sonda Dawn da NASA Faz Imagem Detalhada do Asteroide Vesta

Nessa imagem, obtida pela sonda Dawn, um pico no polo sul do asteroide Vesta pode ser visto na parte inferior direita. As cadeias na região equatorial tem aproximadamente 10 km de largura. A imagem foi feita no dia 24 de Julho de 2011, a uma distância de aproximadamente 5200 quilômetros. A missão Dawn aos asteroides Vesta e Ceres é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda é um projeto do Programa Discovery, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville Ala. A UCLA é responsável por toda a missão científica da sonda Dawn. A Orbital Science Corporation em Dulles, Va. Desenhou e construiu a sonda Dawn.

As câmeras da Dawn foram desenvolvidas e construídas sob a liderança do Instituto Max Planck Para a Pesquisa do Sistema Solar em Katlenburg-Lindau na Alemanha, com significante contribuiçãoo para o Instituto de Pesquisa Planetária do  Centro Aeroespacial Alemão (DLR)em Berlin e em coordenação com o Instituto de Computação e Engenharia de Telecomunicações de Braunschweig, na Alemanha. O projeto das câmeras da Dawn é financiado pela NASA, pela Sociedade Max Planck e pelo DLR. Mais informações sobre a missão da sonda Dawn podem ser obtidas em: http://www.nasa.gov/dawn.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/multimedia/pia14322.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .