fbpx
22 de novembro de 2024

Sonda Dawn da NASA Faz Imagem Detalhada Da Cratera Caparronia no Asteroide Vesta


Essa imagem do asteroide Vesta feita pela sonda Dawn é dominada pela cratera de impacto chamada de Caparronia. Caparronia é uma cratera de impacto de aproximadamente 55 quilômetros de diâmetro  e tem um anel recente e de forma irregular. Ela também tem um monte curvado, linear que domina boa parte da parte inferior da imagem. Por todas essas razões, a cratera Caparronia, é uma cratera distinta e esse é o motivo pelo qual ela foi escolhida para denominar esse quadrante onde está situada no Vesta. A região suave ao redor da cratera Caparronia é na sua maioria composta por material de impacto fino, que foi depositado ali no momento de formação da cratera. Outras feições relacionadas ao impacto são as cadeias lineares formadas por crateras secundárias com menos de 1 km de diâmetro que ocorrem através da imagem. Algumas cadeias distintas de crateras secundárias estão na parte inferior da imagem. Cadeias de crateras secundárias são formadas quando detritos relativamente grandes são ejetados da cratera primária e caem sobre a superfície do mesmo modo que pedras caem na superfície de um lago. Existem também algumas cicatrizes lineares correndo de forma diagonal na imagem, que são formadas devido a detritos que escovaram a superfície do Vesta.

Essa imagem é centrada no quadrante Caparronia do Vesta e latitude central e a longitude central da imagem são 52.5?N, 149.2?E. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento no dia 23 de Outubro de 2011. Essa imagem foi feita com o filtro limpo da câmera da sonda Dawn. A distância da sonda Dawn até o asteroide Vesta no momento da imagem era de 700 km e a imagem tem uma resolução de aproximadamente 70 metros por pixel. Essa imagem foi obtida durante a fase da missão conhecida como HAMO, ou High Altitude Mapping Orbit.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20111201


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo