fbpx
21 de novembro de 2024

Sonda Dawn da NASA Entra Em Órbita do Asteroide Vesta no Dia 16 de Julho

Asteroide Vesta fotografado pela sonda Dawn da NASA, no dia 9 de Julho de 2011.

No dia 16 de Julho de 2011, a sonda Dawn da NASA começará um encontro prolongado com o asteroide Vesta, fazendo dessa missão a primeira a entrar em órbita de um asteroide do cinturão principal de asteroides.

À medida que a sonda se aproxima do Vesta, detalhes da superfície do asteroide começam a ganhar foco, como pode ser observado na imagem recente feita a uma distância de aproximadamente 41000 quilômetros. A imagem está disponível em: http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/multimedia/dawn-image-070911.html.

Lançamento da sonda Dawn em 27 de Setembro de 2007.

Os engenheiros esperam que a sonda seja capturada na órbita do asteroide por volta das 2:00 do sábado, dia 16 de Julho de 2011, hora de Brasília. Eles esperam ouvir notícias da sonda e confirmar a entrada planejada na órbita do asteroide na comunicação programada para acontecer às 2:30, hora de Brasília do domingo, dia 17 de Julho de 2011. Quando o Vesta capturar a sonda Dawn na sua órbita os engenheiros estimam que a separação entre os dois objetos será de “apenas” 16000 quilômetros.  Nesse ponto, a sonda e o asteroide estarão a aproximadamente 188 milhões de quilômetros da Terra.

“Levou quase que 4 anos para chegarmos a esse ponto”, disse Robert Mase, gerente de projeto da Dawn no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. “Nossos últimos testes e checagens mostram que a Dawn está apontada diretamente para o alvo e funcionando normalmente”.

Impressão artística da sonda Dawn que visitará os asteroides Vesta e Ceres.

Os engenheiros mudaram subitamente a trajetória da sonda Dawn por anos com o objetivo de ajustá-la à órbita do asteroide ao redor do Sol. Diferente de outras missão, onde dramáticas queimas propulsivas colocam a sonda na órbita de um objeto celeste, a Dawn vai tranquilamente ao encontro do Vesta. Então em determinado ponto a gravidade do asteroide irá capturar a sonda e colocá-la em órbita. Contudo, até que a Dawn se aproxime do Vesta e faça medidas precisas, a massa e a gravidade do asteroide só poderão ser estimadas. Desse modo, a equipe da sonda Dawn levará alguns dias para refinar o exato momento da captura da sonda.

Lançada em Setembro de 2007, a Dawn irá partir para seu segundo destino, o planeta anão Ceres, em Julho de 2012. A sonda será a primeira a orbitar dois destinos do Sistema Solar além da Terra.

A missão Dawn com destino aos asteroides Vesta e Ceres é administrada pelo Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn é um projeto do Discovery Program que é administrado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Ala. A UCLA é responsável por toda a missão científica da Dawn. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute fazem parte da missão.

Para imagens e mais detalhes da missão da sonda Dawn aos asteroides visite: http://www.nasa.gov/dawn andhttp://dawn.jpl.nasa.gov.

Asteroide Ceres, fotografado do Observatório Keck, segundo destino da sonda Dawn.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-208&cid=release_2011-208&msource=11208&tr=y&auid=8653899

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo