Esse mosaico mostra a cratera Occator de Ceres e o terreno ao redor de uma altitude de 1470 quilômetros, como visto pela sonda Dawn da NASA. A cratera Occator tem cerca de 90 quilômetros de diâmetro e 4 quilômetros de profundidade.
A cratera Occator é o lar da área mais brilhante de Ceres, que tende a aparecer super exposta na maior parte das imagens. Essa visão usa uma composição de duas imagens da cratera Occator: uma usando uma exposição curta que captura os detalhes nos pontos brilhantes e outra onde a superfície de segundo plano é capturada numa exposição normal.
As imagens usadas para fazer esse mosaico têm uma resolução de cerca de 140 metros por pixel, e foram feitas durante o primeiro dos seis ciclos de mapeamento durante a órbita de mapeamento de alta altitude da Dawn.
A sonda Dawn ligou seu motores na sexta-feira, dia 23 de Outubro de 2015, para começar sua jornada para a sua quarta e final órbita científica no planeta anão Ceres. A sonda completou dois meses de observações de uma altitude de 1470 quilômetros e transmitiu uma extensa quantidade de imagens e outros dados para a Terra.
A sonda está agora na sua jornada para a sua órbita final da missão, chamada de órbita de mapeamento de baixa altitude. A sonda Dawn gastará mais de sete semanas descendo para seu ponto de vantagem, que estará a cerca de 380 quilômetros da superfície de Ceres. Em meados de Dezembro de 2015, a sonda Dawn começará a fazer observações dessa nova órbita, incluindo imagens com uma resolução espetacular de 35 metros por pixel.
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/dawn-heads-toward-final-orbit
http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia19996/occator-and-surrounding-terrain