fbpx
21 de novembro de 2024

Sonda Dawn Cada Vez Mais Perto de Ceres Faz Imagem Espetacular

pia19179-16

observatory_1501051A sonda Dawn da NASA, em aproximação ao planeta anão Ceres, adquiriu sua última e mais próxima imagem já feita desse misterioso mundo.

Com uma resolução de 14 quilômetros por pixel, as imagens representam as mais nítidas já feitas de Ceres.

Depois da sonda chegar e entrar na órbita ao redor do planeta anão, ela estudará esse intrigante mundo em detalhe. Ceres, tem um diâmetro de 950 quilômetros, e é o maior objeto do cinturão principal de asteroides do Sistema Solar, localizado entre Marte e Júpiter.

image

A missão Dawn a Ceres e Vesta é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn, é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital Sciences Corp. de Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O JPL é gerenciado para a NASA pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. As Framing Cameras foram fornecidas pelo Max Planck Institute for Solar System Research, em Gottingen, na Alemanha, com significantes contribuições do German Aerospace Center (DLR) Institute of Planetary Research, em Berlin, e em coordenação com o Institute of Computer and Communication Network Engineering, em Braunschweig. O Visible and Infrared MApping Spectrometer foi fornecido pela Italian Space Agency e pelo Italian National Institute for Astrophysics, construído pela Selex ES e é gerenciado e operado pelo Italian Institute for Space AStrophysics and Planetology, em Roma. O Gamma-Ray and Neutron Dtector foi construído pelo Los Alamos National Laboratory, no Novo México e é operado pelo Planetary Science Institute, em Tucson, no Arizona.

Fonte:
http://www.nasa.gov/jpl/dawn-gets-closer-views-of-ceres/index.html#.VNOMwIHA2rX

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo