fbpx

Sonda da NASA Curiosity Continua Os Preparativos Para o Lançamento


A sonda do Mars Science Laboratory da NASA, a Curiosity, está pronta para ser encapsulada e transportada para a base de lançamento no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral na Flórida no final do mês de Outubro de 2011.

No Launch Complex 41, o foguete Atlas V foi movido do Vertical Integration Facility para a base de lançamento no dia 12 de Outubro de 2011, como parte dos preparativos para o chamado Wet Dress Rehearsal, ou WDR. Durante esse teste, o combustível RP-1, um tipo de querosene altamente refinado, foi carregado a bordo e testes para verificar vazamentos foram realizados. O RP-1 permanecerá a bordo do foguete até o lançamento.

O WDR foi conduzido no dia 13 de Outubro de 2011, e todos os sistemas do foguete Atlas V foram testados completamente. Oxigênio líquido foi carregado a bordo do primeiro estágio e oxigênio líquido juntamente com hidrogênio líquido foram carregados no segundo estágio. O teste foi concluído com sucesso, então tanto o oxigênio líquido como o hidrogênio líquido foram descarregados do veículo de lançamento. O foguete Atlas V foi preparado para retornar ao Vertical Integration Facility no dia 14 de Outubro de 2011. Ele será rolado para a base de lançamento novamente em 23 de Novembro para a preparação para o lançamento que está previsto para acontecer em 25 de Novembro de 2011.

No chamado Payload Hazardous Servicing Facility, ou PHFS, a integração dos sistemas do Mars Science Laboratory para o vôo continuam na programação. As duas partes que constituem a proteção do compartimento de carga chegaram ao PHFS e estão sendo limpos e preparados para encapsular a sonda no final do mês de Outubro de 2011. O MSL está sendo preparado para ser transportado para o Launch Complex 41 por volta do dia 2 de Novembro de 2011.

A sonda MSL Curiosity possui 10 instrumentos científicos que terão como objetivo pesquisar por evidências se Marte já teve ambientes favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana, incluindo a presença dos ingredientes químicos necessários para o desenvolvimento da vida. A Curiosity utilizará uma laser para olhar dentro das rochas e lançará gases para que o seu espectrômetro possa analisar e enviar os dados de volta para a Terra.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/news/whatsnew/index.cfm?FuseAction=ShowNews&NewsID=1163


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .