fbpx
22 de novembro de 2024

Sonda Cassini Usa Transferência Pi Para Navegar Ao Redor de Saturno

pia08362


observatory_1501052No dia 19 de Janeiro de 2007, a sonda Cassini fez essa imagem de Saturno e de seus anéis – a documentação visível de uma técnica chamada “Transferência Pi”, completada com um sobrevoo por Titã. Uma Transferência Pi, usa a gravidade da maior lua de Saturno, Titã, para alterar a órbita da sonda Cassini de modo que ela possa ganhar diferentes perspectivas em Saturno e realizar uma grande variedade de objetivos científicos. Durante uma Transferência Pi, a Cassini voou por Titã em lados opostos da sua órbita por Saturno (ou seja, a posição orbital de Titã difere de pi radianos entre os dois sobrevoos) e usa a gravidade de Titã para mudar sua perspectiva orbital no planeta dos anéis.

Obter imagens dos anéis em sua integridade foi o foco dessa sequência particular de imagens. Além disso, os tempos de exposição foram os corretos para registrarem o lado escuro dos anéis, mas mais longos do que aqueles necessários para registrar propriamente o globo do lado iluminado de Saturno. Consequentemente, a metade iluminada pelo Sol do planeta aparece super-exposta.

A imagem é um mosaico de 36 imagens – que são, 12 conjuntos separados de imagens obtidas em vermelho, verde e azul – feitas no período de cerca de 2.5 horas, enquanto a sonda Cassini vasculhava por completo o sistema principal de anéis de Saturno. Essa imagem foi obtida com a sonda apontando sua câmera na direção do lado não iluminado dos anéis cerca de 40 graus acima do plano dos anéis.

As imagens usadas para montar essa visão em cor natural foram obtidas com a câmera de grande angular da sonda Cassini a uma distância aproximada de 1.23 milhões de quilômetros de distância de Saturno. A escala da imagem é de 70 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/cassini-spacecraft-uses-pi-transfer-to-navigate-path-around-saturn/#.UyN0KfldV8E


alma_modificado_rodape1052

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo