Sonda Cassini Fotografa Anéis de Saturno e Cinco Luas do Planeta na Mesma Imagem

Cinco luas, dominadas por Réia no primeiro plano, compartilham essa imagem feita pela sonda Cassini que ainda mostra os anéis de Saturno vistos praticamente totalmente de lado.

Réia, com 1528 km de diâmetro é a maior lua aqui e a mais próxima da Cassini nessa imagem. Dione, como 1123 km de diâmetro, pode ser vista um pouco acima dos anéis próximo do centro da imagem. A pequena lua Prometeu, com 86 km de diâmetro quase que não pode ser vista nos anéis à direita de Dione.  Epimeteu com 113 km de diâmetro está a direita dos anéis e Tétis com 1062 km de diâmetro está na parte direita extrema da imagem.

Nessa imagem as câmeras da Cassini estavam olhando na direção contrária a Saturno desde Réia  e em direção ao norte, o lado iluminado pelo Sol dos anéis está um pouco acima do plano dos anéis.

Essa imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo aberto da sonda Cassini no dia 11 de Janeiro de 2011. Essa imagem foi obtida  a uma distância de aproximadamente 61000 km de Réia e com o conjunto Sol-Réia-Cassini em fase com ângulo de 15 graus. A escala da imagem em Réia é de 4 km/pixel.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4310

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.