A sonda Cassini da NASA completou com sucesso seu encontro mais próximo com o satélite Dione de Saturno na última segunda-feira, dia 12 de Dezembro de 2011, continuando sua saga pelo sistema de Saturno, no dia seguinte, ou seja, dia 13 de Dezembro de 2011, a sonda Cassini se encontrou com o satélite Titã, passando a uma distância de aproximadamente 3500 quilômetros acima de sua superfície.
Na seleção feita de algumas imagens brutas, ou seja, aquelas imagens ainda sem processamento, o satélite Dione quase sempre aparece acompanhado de outros satélites. Na imagem principal desse post, acima, pode-se ver o satélite Mimas um pouco além do lado escuro de Dione. Em outra imagem os satélites Epimeteu e Pandora aparecem junto com Dione e com o sistema de anéis de Saturno.
Esse encontro com Dione foi programado primeiramente para que a sonda Cassini pudesse usar seu espectrômetro infravermelho composto e o seu subsistema de ciência de onda de rádio. Contudo, a equipe de imageamento capturou imagens das distintas fraturas no lado de Dione que sempre está voltado para o planeta Saturno. Eles também obtiveram imagens da cadeia chamada de Janiculum Dorsa. Enquanto que em outros encontros forma produzidas imagens de mais alta resolução, dessa vez, a resolução das imagens em Dione foram de 350 metros e 500 metros por pixel. A Janiculum Dorsa será imageada com uma resolução melhor no próximo encontro entre a Cassini e Dione que está marcado para acontecer em Maio de 2012.
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/news/cassinifeatures/feature20111212/