Entre a interação da sombra de Saturno com seus anéis, Mimas, que aparece no canto inferior direito da imagem, orbita Saturno, enquanto um conjunto de raios sempre intrigantes aparece no Anel B (um pouco à direita do centro).
Os cientistas esperam que os raios parem à medida que Saturno se aproxima do equinócio no hemisfério norte. O exato mecanismo de formação dos raios ainda é um tema para debates, mas os cientistas especializados em estudar os anéis de Saturno, sabem que os raios não aparecem quando o Sol está mais alto no céu de Saturno. Acredita-se que esses raios acontecem com a habilidade dos grãos micrométricos presentes nos anéis de manter uma carga elétrica e levitarem sobre os anéis, formando assim os raios. Assim sendo, essesdevemser um dos últimos raios imageados pela sonda Cassini.
Essa imagem foi feira com a sonda observando o lado não iluminado dos anéis a aproximadamente 38 graus abaixo do plano dos mesmoes. A imagem foi feita na luz visível, com a câmera de grande angular da sonda Cassini, em 22 de Outubro de 2013.
A imagem acima foi obtida a uma distância aproximada de 2.6 milhões de quilômetros de Saturno, com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 146 graus. A escala da imagem é de 150 quilômetros por pixel.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento é baseada no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visitem http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . A página da equipe de imageamento da Cassini é http://ciclops.org .
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4990