Solstício em Stonehenge

Hoje o Sol alcança o ponto mais ao norte no céu do planeta Terra. Esse ponto chamado de solstício, é a data onde as estações mudam – da primavera para o verão no hemisfério norte e do outono para o inverno no hemisfério sul da Terra. A imagem aqui reproduzida foi feita durante a semana do solstício em 2008 em Stonehenge no Reino Unido, e mostra uma surpreendente imagem do nascer do Sol, com árvores, nuvens é a neblina tradicional inglesa. As pedras em Stonehenge foram ali colocadas a 4500 anos atrás. Mesmo com a precessão do eixo de rotação da Terra sobre os milênios, o sol continua a nascer sobre Stonehenge de uma maneira astronomicamente interessante.

 Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100621.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.