fbpx

Smog Vulcânico e o Sunglint no Arquipélago de Vanuatu

image01172014_250m


observatory_150105O Arquipélago de Vanuatu é uma coleção de ilhas vulcânicas localizadas a aproximadamente 1800 km a nordeste da Austrália. Duas das ilhas, Gaua e Ambrym, frequentemente expelem gases sulforosos.

Em 7 de Janeiro de 2014, o satélite Aqua da NASA passou sobre Vanuatu, permitindo que o instrumento a bordo, Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, registra-se a imagem acima em cor natural. Uma vasta pluma vulcânica, chamada de vog, e cinzas se erguem de Ambrym e se espalham através do Pacífico Sul. O vog é uma combinação de resíduos vulcânicos com poluição, e se forma quando gases de um vulcão reagem com a luz do Sol, com o oxigênio e com a umidade.

O vog aparece como uma pluma azul acinzentada brilhante, arqueando da ilha vulcânica tanto para noroeste como para nordeste. Na parte nordeste, o vog cruza uma faixa cinza prateada que cruza a imagem de norte a sul. Essa faixa não tem origem vulcânica, mas é sim um artefato chamado de “sunglint”- a reflexão do Sol na superfície do oceano e que aparece em imagens de satélite.

Vanuatu_amo_2014007


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/volcanic-smog-and-sunglint-in-the-vanuatu-archipelago/#.UuBRrRBTvRY

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo