fbpx

Sinuoso Filamento de Poeira Cósmico É Registrado Pelo APEX na Nuvem Molecular de Touro

A imagem acima foi feita pelo Telescópio APEX, e mostra parte da Nuvem Molecular de Taurus, com um sinuoso filamento de poeira cósmica com mais de dez anos-luz de comprimento. Nele, estrelas recém nascidas estão escondidas, e densas nuvens de gás estão prestes a colapsar para formar mais estrelas. Os grão de poeira cósmica são tão frios que as observações feitas no comprimento de onda submilimétrica, como essa, feita pela câmera LABOCA do APEX são necessárias para detectar seu brilho muito baixo. Essa imagem mostra duas regiões na nuvem: a parte superior direita do filamento mostrada aqui é Barnard 211, enquanto que a parte inferior esquerda é Barnard 213.

As observações no comprimento de onda submilimétrica da câmera LABOCA no APEX que revelam o brilho térmico dos grãos de poeira cósmica, são mostradas nessa imagem em tons de laranja. Essas observações foram sobrepostas a imagens da luz visível da região, que mostra o plano de fundo repleto de estrelas. A estrela brilhante, visível acima do filamento é a ? Tauri.

Para entender melhor a Nuvem Molecular de Taurus, leiam o artigo abaixo.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/?pid=5578

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo