fbpx

Sinais de Antigos Lagos e Sismos Marcianos São Vistos No Mais Novo Mapa Geológico do Planeta Lançado Pelo USGS

mapa_geologico_marte

observatory_1501051A muito tempo atrás no maior sistema de cânions do nosso Sistema Solar, vibrações de sismos marcianos, agitaram os sedimentos que tinham se acumulado nos lagos marcianos. Os sedimentos agitados formaram feições que agora aparecem como uma série de colinas baixas aparentes no mapa geológico baseado em imagens da NASA.

Esse mapa da parte oeste do cânion Candor Chasma dentro do Valles Marineris de Marte é o mapa geológico de mais alta resolução já lançado pelo USGS até o momento. Ele é derivado de imagens feitas pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, que viaja a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO da NASA, e revela detalhes menores que uma mesa.

“Esse novo mapa mostra que no tempo em que os sedimentos foram depositados, uma parte da porção oeste do Candor Chasma, especificamente o Condor Colles, continhas numerosos lagos rasos”, disse o autor do mapa Chris Okubo do USGS Astrogeology Science Center, em Flagstaff, no Arizona. “Esses lagos ajudaram a criar armadilhas para a areia e para a poeira soprada pelos ventos, que acumularam com o passar do tempo e formaram os extensos depósitos sedimentares que nós observamos hoje”.

Os sedimentos, molhados, experimentaram sismos marcianos relacionados ao movimento juntamente com algumas grandes falhas geológicas encontradas na área. Assim, uma série de colinas baixas se formaram.

O Valles Marineris tem mais de 4000 quilômetros de comprimento. As condições sob aquelas que os depósitos sedimentares se formaram têm sido uma questão aberta por décadas. As possibilidades propostas incluem acumulações nos leitos de lagos, erupções vulcânicas sob geleiras dentro de cânions, e acumulações e areia e poeira sopradas pelo vento.

A câmera HiRISE é operada pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corp. de Boulder, no Colorado. A sonda Mars Reconnaissance Orbiter é gerenciada para o Science Mission Directorate da NASA em Washington, pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, também em Pasadena.

Para mais informações sobre a HiRISE, visitem:

http://hirise.lpl.arizona.edu

Informações adicionais sobre a MRO, visitem:

http://www.nasa.gov/mro

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/mro/signs-of-ancient-mars-lakes-and-quakes-seen-in-new-map/index.html#.VI3LForF_8k

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo